quarta-feira, 9 de junho de 2010


Objetivo Geral

Este projeto propõe-se um trabalho interdisciplinar, para o incremento de temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares. Neste caso o futebol é o tema motivador porque assumiu um enorme espaço na nossa cultura e a Copa do mundo, o desenvolvimento da ação. Conhecer as varias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseadas em diferenças de raça ,idade,religião,classe social,nacionalidade e sexo e a nossa grande aspiração. Trata-se, portanto de uma grande oportunidade pedagógica.

Objetivos específicos:

Apreciar, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, musicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada pais.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada pais e a sua participação no evento
Conhecer os relevos faunas e floras.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Metodologia:

Sorteio das salas para o desenvolvimento do projeto, que deverão atender as seguintes tarefas, para todos os 32 países que participarão da copa do mundo 2010.

• Apresentar obrigatoriamente, as cores, o nome, a língua, traje típico, a capital e o hino do pais representado pela sala;
• Curiosidade da cultura local
• Manifestação cultural (dança, musica teatro);
• Retrospecto histórico;
• Gastronomia
• Confecção do mapa-múndi com a sua localização
• Aspectos físicos, sócias e econômicos (IDH, religião, economia);
• Apresentar os atletas que compõe a sua seleção
• Apresentar os estádios de futebol;
• Participações em copas do mundo;
• Os gritos de “guerra” das torcidas em copa do mundo;
• Musicas associadas á realização da copa do mundo;
• Atletas ídolos:
• Aspectos da biodiversidade e do meio-ambiente;
• E algo mais que possa caracterizar e contribuir para um melhor conhecimento do futebol e do pais apresentado


Sorteio de uma sala em especial que deverá apresentar todos os fatos relacionados á organização da copa do mundo 2010 em especial as seguintes tarefas:

• A tabela da copa 2010
• Todos os mascotes de todas as copas do mundo em especial o deste ano;
• A imagem de todos os estágios e suas características, onde serão realizadas as copas e os estados onde estão inseridos a África do Sul
• A história do futebol
• A história das copas
• Curiosidades sobre as copas do mundo
• Estatísticas relacionadas as copas do mundo

Obs. A forma e o desenvolvimento das tarefas deverão estar a critério dos alunos de cada sala, respeitando a sua criatividade, bem como a utilização de matérias e equipamentos, estando sobre a responsabilidade do grupo.

Sorteio de professores articuladores e avaliadores que terão a responsabilidade de orientar e acompanhar e avaliar os alunos da sala a qual foi sorteado para apresentar as tarefas e ser o elo de comunicação entre os alunos, os demais professores e a direção da escola.

A apresentação será em sala de aula e em outros espaços disponibilizados;

O evento será aberto a comunidade



Cronograma:

 O evento acontecerá no dia 19 de junho de 2010, das 08:00 ás 16:00 h. e será disponibilizado para os alunos o dia 18 de junho para que possam montar os estandes.


Avaliação

A avaliação será realizada pelos professores articuladores, através de um novo sorteio, onde cada um avaliará uma determinada sala, excetuando-se a qual ele acompanhou, através de um formulário previamente elaborado, o qual definirá a nota que os alunos participantes receberão pelo trabalho desenvolvido e em que disciplina.



Esta proposta de trabalho é uma iniciativa das articulações pedagógicas e coordenações dos cursos técnicos, com o apoio da direção da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário